1 de abril de 2012

Dia de Limpeza do Fundo Marinho na praia de Copacabana/RJ

ATUALIZADO em 06/04/2011
Fonte: Grupo Lixo Marinho - Facebook

PARTICIPE!


Reunião de Avaliação do Dia de Limpeza do Fundo do Mar do RJ
Dia: 17/04/12
Horário: 11h
Local: CRBIO-02
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 21 - 12º andar - Cinelândia
(Como chegar)
Contato:
Professor Alexandre Pedrini
pedrini@globo.com






Reproduzimos a seguir mensagem enviada por e-mail pelo Professor Pedrini.
Para maiores esclarecimentos os contatos devem ser feitos pelo e-mail
pedrini@globo.com ou grupo do Facebook informados no texto.

"Pessoal,

Estamos convidando a todos os interessados em participar do Dia de Limpeza do Fundo Marinho que será no dia mundial do Meio Ambiente de 2012. De fato, essa limpeza não será restrita a uma mera coleta de lixo marinho. Ela será apenas a fase inicial desse evento que será de Ed. Ambiental Marinha e assim associada a essa coleta haverá duas oficinas:

a) oficina de reaproveitamento de lixo tipicamente marinho como garrafas pet (Equipe da GEAM/Inea liderada pela Dra. Pólita Gonçalves);

b) oficina de reflexão sobre Consumo Sustentável (Equipe IBRAG/UERJ e parceiros).


Temos chance de conseguir apoio para aquisição de uma balança, camisas, água, alimentação e material de papel para folderes, etc

Não temos ainda nenhum apoio financeiro,mas vamos pensar coletivamente em um projeto na primeira reunião com os interessados em serem parceiros no dia 03.04.2012, às 11h na sala 206 do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha no campus Maracanã/UERJ. Exige-se a comunicação do numero de interessados em estar presentes para se verfiicar se a sala sera suficiente.

Assim precisamos de coletores submarinos, mas esses terão obrigatoriamente que ter carteira ou certicado de curso de mergulho. A coleta em principio sera apenas com auxílio de snorkel.

Precisamos tb de pessoal que ficara nas tendas, tanto orientando os transeuntes na Praia de Copacabana como dicutindo as questões sobre Consumo Sustentavel. Esse pessoal tera que ser qualificado por um curso rapído.

Criamos um grupo de Lixo Marinho no Facebook e seria interessante que todos entrassem.

Também sera necessário que criemos nossa metodologia, lendo as experiencias ao redor do mundo. É possivel que esse evento seja tema de uma monografia de bacharelado de um aluno da Famath, cuja orientação será da Profa. Gisa Eneida dividida comigo. A intenção é comunicar a academia os resultados desse evento. Alunos interessados em usar os dados para monografia terão que se reuir comigo logo que possivel.

Todos os interessados terão que participar dessa primeira reunião coletiva na UERJ.Caso não possam ir ou mandar representante mande mail.Essa atividade será transformada num projeto de extensão do DBV/IBRAG/UERJ, sob minha coordenação e em cooperação com a Dra. Pólita da GEAM/INEA.

No momento assinalaram interesse em se tornar parceiro:

Alunos de Biologia da Unirio, FAMATH, UVA, UGF e alunos do curso de Oceanografia UERJ (FAOC). Ajudem-nos a divulgar a alunos de outros cursos como Turismo, Engenharia sanitária, Geografia, Geologia, Engenharia ambiental, Direito, Enfermagem, etc.

Profissionais da Sea Sheperd

Estamos abertos a novos parceiros.

Somos todos "crus" nesse assunto, mas achamos que algo deve ser feito e estamos colocando nossa boa vontade, tempo e competencia para fazer algo pelo mar!

Seria interessante termos contatos com alguma cooperativa de catadores de lixo.

meu mail é pedrini@globo.com

Grato,

Prof. ALEXANDRE DE GUSMÃO PEDRINI

DBV/IBRAG/UERJ"


LEMBRETE:
Estamos no Twitter: @infoambiental

0 comentários:

Postar um comentário