14 de setembro de 2009

Médio Paraíba, RJ: Conferência Regional de Saúde Ambiental

Cuidando da Saúde

Representantes dos 12 municípios do Médio Paraíba finalizam os preparativos para a 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental, que será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, no campus da UniFOA em Três Poços, Volta Redonda, com o objetivo de debater propostas que contribuam para conter ameaças à saúde decorrentes da contaminação e degradação do meio ambiente. Além de Volta Redonda, integram a região do Médio Paraíba os municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Valença.

A Conferência Regional, que tem como lema “Saúde Ambiental: vamos cuidar da gente”, reunirá representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada, sindicatos e da sociedade civil organizada, entre eles associações e federações de moradores, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é promover o debate e articulação de toda a sociedade em torno de uma agenda voltada para a sustentabilidade socioambiental. As propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual, que será realizada em outubro, e à 1ª Conferência Nacional, em dezembro, em Brasília.

“É muito importante a participação de todos, representantes de setores governamentais, empresariais e da sociedade, para que possamos intensificar o debate em torno de um assunto tem afetado cada vez mais a qualidade de nossas vidas. Só com debate profundo poderemos chegar a um consenso e corrigir as distorções”, salientou Keyla Libânio, do Conselho de Saúde de Piraí, que participa da organização da Conferência.

Segundo Keyla, o debate em torno da saúde ambiental vem mobilizando todo o país desde maio deste ano, quando o Governo Federal confirmou a realização da 1ª Conferência Nacional, visando a envolver toda a sociedade na construção da Política Nacional em Saúde Pública. A mobilização foi iniciada com as conferências municipais, seguindo pelas regionais e estaduais, buscando formalizar propostas que serão apresentadas no encontro nacional, em dezembro.

Os debates durante a Conferência Regional do Médio Paraíba envolverão três eixos principais: 1 – desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; 2 – trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; e 3 – democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.

0 comentários:

Postar um comentário