21 de setembro de 2009

21 de setembro - Dia da Árvore

Dia da Árvore é comemorado em Barra Mansa e Volta Redonda
Diário do Vale

Foto: Felipe de Souza

Barra Mansa

Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado amanhã (21), a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, realiza uma série de atividades até a próxima quinta-feira. Hoje de manhã, primeiros dias da ação em prol do meio ambiente, foram plantados 300 mudas para a recuperação de nascentes na Fazenda Sede Velha, em Santa Rita de Cássia. O objetivo da semana comemorativa ao ‘Dia da Árvore', é promover a restauração do meio ambiente e discutir novas estratégias para a conservação ambiental.
A programação inclui plantio em fazendas, arborização na rua, reflorestamento em empresa e recuperação de nascentes do município. Além disso, o evento contará com a participação dos idosos do programa Caminhada Orientada - que vão passear no Horto Florestal - reuniões relacionadas ao meio ambiente e uma atividade de ecoturismo com uma excursão pelas belezas naturais de Barra Mansa e locais de conservação na cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Marco Chiesse, destacou a importância do evento. "Queremos mostrar à população que Barra Mansa conta com projetos que têm por meta melhorar a qualidade de vida para o cidadão e para todo o meio ambiente. O prefeito Zé Renato tem nos dado todo incentivo para que não só sejam desenvolvidas ações como também seja desenvolvida a conscientização da comunidade para olhar com carinho para o meio onde vive", apontou o secretário.
De acordo com o prefeito Zé Renato (PMDB) o evento faz parte de um programa voltado para a preservação ambiental.
- Aproveitamos a data para lembrar a importância não só das árvores, como também de todo meio ambiente, que merece nossa total atenção, pois, afinal, somos parte dele. Por isso é bom que as pessoas sejam conscientes dos deveres em relação ao meio ambiente para que junto com o governo consigamos estabelecer melhor condição de vida onde moramos - destacou Zé Renato.


Dia da Árvore em VR terá caminhada ecológica

Volta Redonda

O dia da árvore, 21 de setembro, será comemorado nesta segunda-feira através de uma ação integrada entre todos os municípios do estado, tendo como meta plantar o maior número de árvores possíveis num só dia. Esse dia foi batizado como o Dia do Clima, ou Dia C, e tem como objetivo unir todo o estado numa luta a favor da biodiversidade, das águas e contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.
Em Volta Redonda, as comemorações para o Dia da Árvore terão início às 8 horas na Escola Municipal Mato Grosso, localizada na avenida Jaraguá, no Retiro, com a realização de uma aula de Educação Ambiental para cerca de 40 alunos. Segundo Carlos Amaro, secretário municipal do Meio Ambiente, os alunos participarão de uma palestra sobre a importância da Mata Atlântica e alterações climáticas causadas pelo desmatamento.
- Depois da palestra os alunos participarão, às 9 horas, de uma caminhada ecológica na Beira Rio até o chafariz no final da avenida, onde eles receberão um lanche. Depois cada aluno plantará uma árvore as margens do Rio Paraíba do Sul, sendo auxiliados pela equipe da secretaria de Meio Ambiente - explicou Amaro. De acordo com o secretário, serão plantados pelos alunos cerca de cinquenta mudas de espécies nativas.

Para este ano, a secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Serviços Públicos, está participando de um programa com a Secretaria de Estado do Ambiente e com o Instituto Terra, onde se comprometeu a plantar cerca de 500 árvores em Volta Redonda. Dentro deste programa, todas as prefeituras do Rio somadas realizarão um dos maiores plantios dentro da Mata Atlântica.
Segundo Amaro, a secretaria de Meio Ambiente já antecipou o plantio das árvores nas margens da Beira Rio. "Com o objetivo de proteger cada vez mais o rio Paraíba, a secretaria já plantou cerca de 450 mudas de diferentes espécies nativas da região, que somadas com as cinqüentas mudas plantadas pelos alunos da escola municipal Mato Grosso nesta segunda-feira, totalizará 500 mudas plantadas".

0 comentários:

Postar um comentário