13 de agosto de 2009

População tem falta de informação e de interesse por saneamento básico


Do SPTV


Os pesquisadores ouviram moradores de todos ods municípios com mais de 300 mil habitantes.

Apesar de sentir na pele as consequências da falta de saneamento básico, grande parte da população não tem muitas informações ou mesmo interesse pelo assunto.

Não sabe, por exemplo, qual a relação de córregos sujos e esgotos a céu aberto com a saúde e o meio ambiente. Essas constatações fazem parte de uma pesquisa do Ibope Inteligência divulgada hoje.

Na região metropolitana de São Paulo, 27% dos entrevistados disseram não saber o que é saneamento básico.

Quase metade (48%) acredita que todo o esgoto coletado na região vai direto para os rios. Outros 23% não souberam responder qual o destino do esgoto.

Quarenta e cinco por cento afirmaram que não querem pagar pelo serviço de coleta e tratamento e 83% declararam que não costumam fazer algum tipo de cobrança ou reivindicação para que o serviço de esgoto melhore.

“É um número alto e ele deve ser visto da seguinte forma: como uma informação fundamental para quem pretende dialogar com esse público, discutir políticas públicas, discutir mobilização social em torno desse tema”, diz Hélio Gastaldi, diretor de planejamento do Ibope Inteligência.

Para fazer a pesquisa o Ibope ouviu 1.008 pessoas entre os dias 21 e 29 de junho.

1 comentários:

CS Empreendimentos Digitais disse...

olá raquel!
obrigada pela sua visita. adorei seu blog e vou adicioná-lo.
um beijo pra vc e parabéns péla iniciativa. quem sabe assim conscientizamos mais pessoas qure a cura do meio-ambiente está em nossas mãos??

cintia

Postar um comentário