31 de agosto de 2009

Itatiaia quer discutir políticas públicas para o Parque Nacional

Foto: Felipe Vieira

Diário do Vale

Itatiaia

A prefeitura de Itatiaia está convocando uma série de reuniões com a população para discutir as medidas tomadas pela administração do Parque Nacional do Itatiaia, atualmente a cargo do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade). A primeira reunião está marcada para hoje (31), às 18h, na Câmara Municipal de Itatiaia.

No convite para a reunião, a prefeitura aponta que as medidas propostas pelo ICMBio para a preservação do Parque Nacional do Itatiaia - o primeiro parque nacional brasileiro - está afetando a população de Itatiaia e da região das Agulhas Negras, onde ele fica localizado. "(As propostas do ICMBio) implicam em radicais intervenções, afetando os mais variados aspectos do relacionamento entre o parque e população de Itatiaia e da região das Agulhas Negras", diz o texto.

No documento a prefeitura de Itatiaia também faz duras críticas à condução do ICMBio sobre a discussão dessas propostas. "A opinião e os interesses da comunidade (pessoas, instituições e poderes públicos municipais) não têm sido consideradas até agora pela administração do Parque Nacional e nem pelo Instituto Chico Mendes", afirma a nota, que convida a população e demais interessados a participar da abertura do ciclo de reuniões.

A prefeitura afirma ainda no convite que as reuniões vão permitir "a todo cidadão o direito democrático de manifestação".

O documento também aponta que grande parte do território da unidade de conservação está situada na área territorial de Itatiaia, e por isso a população está ligada à reserva "por aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e ambientais".

ATUALIZADO - 02/09:

Encontro discute desapropriações no Parque Nacional do Itatiaia

RESUMO HISTÓRICO SOBRE O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

2 comentários:

Paty disse...

oi, só passei para te contar que o seu blog foi uma das minhas indicações parao blog day, parabéns!!!
http://brechodovale.blogspot.com/2009/08/minhas-indicacoes-para-o-blog-day.html
beijinhos, Paty
brechodovale.blogspot.com

Paty disse...

Tem um selinho para você lá no meu blog, espero que goste.
http://brechodovale.blogspot.com/2009/09/dedico-este-selinho-para-os-seguintes.html
Beijinhos, Paty
brehodovale.blogspot.com

Postar um comentário