13 de junho de 2009

Rio Paraíba como escola

Já começaram os trabalhos de construção das embarcações que serão a mola mestra da Escola Municipal de Remo. Três delas já estão totalmente prontas e outras doze estão com os trabalhos adiantados. O objetivo da prefeitura é desenvolver o esporte como suporte aos projetos educacionais da rede municipal, assim como foi feito com a Escola Municipal de Hipismo. No entanto, as autoridades enxergam no projeto uma oportunidade de despertar o interesse da população sobre o Rio Paraíba. A escola ficará baseada na margem do Rio localizada na Rua 12 de Outubro, no Aterrado.

Além das embarcações, a prefeitura vai instalar no local um deck flutuante de acesso, nos mesmos moldes dos que existem na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, berço do Remo no Brasil. Tanto o deck quanto os barcos estão sendo produzidos na capital fluminense por empresas especializadas, que também estão ajudando oferecendo profissionais para dar uma consultoria sobre os equipamentos. O objetivo do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) é inaugurar a escola no fim de julho, como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, comemorado no dia 17 do próximo mês.

A ideia de montar uma escola de remo pública na cidade partiu de um bate papo inusitado entre dois colegas que estudaram no Colégio Pedro II e que também foram remadores de clubes tradicionais da capital. O coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, e o responsável pela base da Petrobras em Volta Redonda, Paulo de Paula, foram amigos na juventude e se reencontraram quando o primeiro foi fazer uma visita de cortesia ao segundo para manter uma boa relação entre a prefeitura e a empresa. 

- Foi uma surpresa muito grande nós nos reencontrarmos. Depois do trabalho, começamos a lembrar dos tempos da juventude, da escola e do remo. A partir daí foi só olhar para os corredores que o Rio Paraíba oferece na cidade para dar vontade de remar novamente. Levar este prazer para as crianças da rede municipal foi uma consequência - disse Ibiapina. 
Para Paulo o assunto é mais que sério, já que como remador do Clube de Regatas Vasco da Gama ele coleciona títulos nacionais e internacionais. Paulo será o responsável pela escola e pela formação dos instrutores, além de apostar que em breve Volta Redonda estará revelando talentos para o esporte. "Nós teremos uma metodologia voltada para a parte educacional e ambiental, mas ao mesmo tempo vamos pinçar eventuais talentos. Tenho certeza que muito em breve estaremos colocando nossos garotos em competições nacionais e em condições de ganhar", afirmou o funcionário da estatal. 

O plano de Paulo é que já no ano que vem seus futuros alunos já possam competir nas categorias estreantes da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (Frerj), que já está ciente do projeto da prefeitura de Volta Redonda e vai apoiar a iniciativa. "Além disso, temos de destacar que o prefeito Neto abraçou o projeto logo de cara. É bom encontrar um governo que não tem medo de inovar e Volta Redonda é realmente um local privilegiado para a prática do Remo", afirmou o coordenador do projeto, que falou sobre o estágio de poluição atual do rio.

- Se poluição fosse problema, ninguém remaria na Lagoa Rodrigo de Freitas. Nosso deck e a área de atividades não obrigam os alunos a entrarem em contato direto com a água. Além disso, o prefeito quer chamar atenção da cidade para o Rio, para que todos se coloquem como fiscais ecológicos - disse Paulo.

Fonte: Diário do Vale


(grifo nosso)

0 comentários:

Postar um comentário