1 de maio de 2009

Gripe Suína no Roda Viva de 04/05 - 2a. feira - 22h10min / Ao Vivo na Internet às 17h30min

LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA
Secretário de Estado da Saúde de São Paulo

 



 


Todas as segundas, a partir das 17h30, o Roda Viva é exibido ao vivo na internet pela IPTV Cultura
No mesmo dia, a entrevista é exibida na televisão às 22h10 sem edição ou cortes e é reprisada na semana seguinte, na madrugada de segunda-feira, ou seja, de domingo para segunda, às 00h00.


A ameaça da gripe suína assusta o mundo e aumenta as dúvidas e preocupações de como pode ser transmitida e combatida.

A gripe surgiu no México, mas já se espalhou e agora ameaça outros países. Casos são confirmados nos Estados Unidos e Europa e a Organização Mundial da Saúde alerta que os surtos de gripe têm grande potencial para provocar uma pandemia.

Diferente da gripe aviária, que ficou restrita à Ásia, pois a sua transmissão ocorria apenas de aves contaminadas para humanos, a gripe suína surgiu a partir dos porcos, mas com o diferencial que desta vez humanos transmitem entre si, o que pode levar a doença para todos os continentes. 

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas. Médico, ele fez especialização em Saúde Pública, além de estudar também Administração de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar. Luiz Roberto Barradas foi assessor no Ministério da Saúde durante as gestões de Adib Jatene e José Serra.

Entrevistadores: Cristiane Segatto, repórter especial da revista Época; Fabiane Leite, repórter da editoria "Vida &" do jornal O Estado de S. Paulo; Cláudia Collucci, repórter de saúde do jornal Folha de S. Paulo e mestre em história da ciência pela PUC/São Paulo; Silvia Campolim, editora-chefe da revista Pesquisa Médica.

Twitters no estúdio: Atila Iamarino, biólogo e coordenador do Scienceblogs Brasil (http://twitter.com/oatila); Carlos Hotta, biólogo e cientista (http://twitter.com/carloshotta); Paula Signorini, bióloga e autora do blog Rastro de Carbono (http://twitter.com/paulabio).

Fotógrafo convidado: Caio Paganotti, fotógrafo (www.flickr.com/caiopaganotti)

Apresentação: Heródoto Barbeiro 

Saiba Mais:
Sobre a transmissão


Comente e Participe:
Você já pode enviar sua pergunta para: 
LUIZ ROBERTO BARRADAS BARATA
Secretário de Estado da Saúde de São Paulo

Colaboração de Sara Barbosa Reis, via Twitter

2 comentários:

Cessel disse...

E o Brasil, incrivelmente, ainda não teve nenhum caso registrado. Aliás, na América do Sul praticamente toda ainda não se teve notícias. Vamos torcer para que o inverno não ajude o vírus a se espalhar por aqui.

Cessel disse...

PS.: Acabei de votar em você naquela paradinha ali de cima. Boa sorte! ;)

Postar um comentário