14 de abril de 2009

Seminário discute como salvar rios de São Paulo




São Paulo vai discutir hoje uma das grandes preocupações da cidade: como recuperar os rios que cortam a Região Metropolitana. A Rede Globo fez uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para tentar achar soluções e salvar rios como o Pinheiros e o Tietê. 

Quem vê o Tietê hoje duvida que seja possível recuperá-lo. Mas existem possibilidades que vão ser discutidas hoje, no seminário Rios de São Paulo. Cerca de 400 córregos deságuam nos rios Pinheiros e Tietê. A prefeitura e a Sabesp tratam apenas 45% do esgoto produzido em São Paulo. 

A intervenção do homem no meio ambiente é tão grande que chegamos a inverter o sentido dos rios. Paulistanos mais antigos chegaram a ver os rios Tietê e Pinheiros muito limpos. Chegaram a nadar neles e gostariam de poder fazer isso de novo. Mas, parece que esse ainda é um sonho distante, embora possível. 
Exemplo coreano 

O repórter Carlos Tramontina foi até a Coreia do Sul e encontrou um exemplo de como é possível mudar tudo isso. Em Seul, a capital da Coréia do Sul, um córrego foi totalmente despoluído. É o Cheong Gye. 



0 comentários:

Postar um comentário