9 de dezembro de 2008

Audiência Pública na visão do MEP-VR

"Foi muito válida a iniciativa dos vereadores, em especial da Dr. Neuza (Jordão, vereadora, PV).A participação representativa  da sociedade deu o tom da gravidade e seriedade da questão, que não é local é nacional. A Empresa se fez presente na audiência, porem  optou  em demover os presentes da comoção e apelou para compreensão de todos para que sua empresa e seus produtos continuem operando, a partir de alguns compromissos sócio-ambientais.

Para refletir:

O Diretor da SERVATIS (Ataulfo Teixeira de Lima)  afirmou que  a empresa é dotada de alta tecnologia, com todos parâmetros técnicos  e certificação ISO 14000 inclusive,  também  cumpre todas exigências  da FEEMA. Para o MEP (Movimento Ética na Política de Volta Redonda) ao declarar-se réu confesso  imputa à  todos a responsabilidade  do desastre.

Outra, ele fez menção a comoção popular  como se isto fosse algo simples, e  a empresa já esta buscando soluções diferentes para sanar o desastre. A  comoção que surgiu (e não terminou) porque a  população se sentiu muitas vezes indefesa dada agressividade do capital, que não tem freios éticos  para obtenção do seus  lucros. 

 

Por fim,  creio que alguns indicativos da audiência foram sinalizados  e poderão ajudar na luta pela vida, tanto que o Sindicato dos Químicos propôs um TAC para salvaguardar os empregos dos operários. O SENGE (Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda) fez sérios questionamentos quanto aos procedimentos operacionais, já as ONGs bateram duro na reincidência e despreparo técnico da empresa. Também se propôs uma articulação em rede para acompanhar o caso e também fazer um MAPA de risco de todas empresas da região.


O mais duro foi ouvir do preposto da empresa um certo terrorismo- ao afirmar que se parar de fabricar o  endosulfan, o País entrará em colapso total por falta de soja, café e algodão, pois  só ele combate as pragas destas culturas...é mole!?"

José Maria da Silva
MEP-VR - Movimento Ética na Política de Volta Redonda
Sede Provisória: Rua São João Batista, 23, Niterói, Volta Redonda, RJ (Salão da Igreja Santo Antônio)
E-mail: mepvoltaredonda@yahoo.com.br
Tel/Fax.: (24) 3346 0659

0 comentários:

Postar um comentário